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PBdoc completa 5 anos com avanços na digitalização de processos e economia para o Governo da Paraíba

publicado: 09/06/2025 11h13, última modificação: 09/06/2025 11h28
Desde sua implantação, o sistema já está presente em 72 órgãos da administração direta e indireta, reúne 19.198 usuários cadastrados e contabiliza mais de 15 milhões de documentos eletrônicos produzidos, entre processos, expedientes e anexos.
PBdoc completa 5 anos com avanços na digitalização de processos e economia para o Governo da Paraíba

O PBdoc – Sistema de Protocolo da Paraíba – completa, neste mês de junho, cinco anos de operação no Governo do Estado com importantes conquistas que reforçam a transformação digital na administração pública. A plataforma tem se destacado pela agilidade na tramitação de documentos e processos, pela redução da burocracia e pelos ganhos financeiros e ambientais proporcionados à gestão estadual.

 

Desde sua implantação, o sistema já está presente em 72 órgãos da administração direta e indireta, reúne 19.198 usuários cadastrados e contabiliza mais de 15 milhões de documentos eletrônicos produzidos, entre processos, expedientes e anexos. Com isso, estima-se que foram economizadas mais de 312,2 toneladas de papel, além da significativa redução de custos com impressão e espaço físico para armazenamento.

 

Além dos benefícios econômicos, o PBdoc também tem contribuído para a eficiência administrativa, diminuindo prazos de tramitação e otimizando o tempo de trabalho das equipes. Com a digitalização dos processos, atividades antes presenciais – como o deslocamento de servidores para protocolar ofícios ou coletar assinaturas – foram substituídas por procedimentos eletrônicos, gerando economia de combustível e maior produtividade.

 

Para o presidente da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA), Giuseppe Guido, os resultados alcançados ao longo desses cinco anos evidenciam o impacto positivo do PBdoc na modernização da gestão pública estadual. “O PBdoc representa um salto de qualidade na administração. A plataforma trouxe mais economia, agilidade e eficiência aos processos do Governo da Paraíba. Reduzimos significativamente o uso de papel, os custos operacionais e os deslocamentos, ao mesmo tempo em que ampliamos a transparência e melhoramos a prestação de serviços à população”, destacou.

 

Embora tenha sido, inicialmente, voltado ao uso interno dos servidores públicos estaduais, Giuseppe Guido ressalta que os benefícios do sistema já se refletem no atendimento ao cidadão. “Com processos mais rápidos e organizados, as demandas da população são resolvidas com mais agilidade e menos burocracia. Em um futuro muito próximo, o PBdoc será a principal porta de entrada do cidadão para interagir com o Governo do Estado. Ele poderá registrar suas solicitações diretamente na plataforma e acompanhar, em tempo real, toda a tramitação até o desfecho da sua demanda”, afirmou o presidente da CODATA.

 

Para o coordenador de implantação da plataforma, Marcelo da Silva Ramos, celebrar os cinco anos do PBdoc é reconhecer a informação como um patrimônio público essencial e reafirmar o compromisso do Governo da Paraíba com a inovação e a excelência na gestão pública. “Completamos cinco anos de uma das mais significativas transformações digitais da história administrativa do Estado. O PBdoc não é apenas uma solução tecnológica; é um marco estratégico na modernização arquivística, na gestão documental e na promoção da transparência, da celeridade e da economicidade nos serviços públicos. Lançado em um dos períodos mais desafiadores da nossa história recente – durante o auge da pandemia da COVID-19 – o PBdoc surgiu como uma resposta ágil e eficiente à urgência de digitalização dos processos administrativos e à adoção do regime de trabalho remoto. Desde então, evoluiu de forma contínua e sólida, alcançando 100% dos órgãos da administração direta e indireta e interligando toda a estrutura do Poder Executivo Estadual”, destacou Marcelo.

 

Sobre o PBdoc

 

O PBdoc foi instituído pelo governador João Azevêdo, por meio do Decreto nº 40.546/2020, com o objetivo de digitalizar a produção documental do Estado de forma segura, transparente, padronizada e sustentável. A plataforma busca garantir maior eficácia e celeridade aos processos administrativos, assegurando autoria, autenticidade, integridade, disponibilidade e legibilidade dos documentos digitais. Além disso, atende às diretrizes da Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e promove a gestão, preservação e segurança da documentação eletrônica ao longo do tempo.

 

 

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata

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