Notícias
CODATA participa do 13º Fórum Brasileiro de CSIRTs e do 6º Workshop MISP e reforça integração nacional em cibersegurança

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA) esteve presente, entre os dias 28 e 30 de julho de 2025, em São Paulo, no 13º Fórum Brasileiro de CSIRTs e no 6º Workshop MISP. A participação foi representada pelo diretor de Infraestrutura de TI e Comunicações, Eduardo Varandas, e pelo servidor e especialista em segurança da informação, Júlio Marinho.
O evento reuniu representantes do CERT.br, do CTIR Gov e de 11 estados associados à ABEP-TIC, com o objetivo de fortalecer a resposta a incidentes de segurança da informação em todo o país.
Um dos momentos mais importantes ocorreu na noite de 29 de julho, quando foi realizada uma reunião inédita entre o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) e as associadas da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (ABEP-TIC). Participaram do encontro representantes dos estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Planejada em conjunto pelo Grupo de Trabalho de Segurança da Informação da ABEP-TIC (GT-SI) e pelo CERT.br, a reunião teve como foco aproximar os times estaduais do ecossistema nacional de tratamento de incidentes, promovendo maior integração, troca de informações e compartilhamento de inteligência sobre ameaças por meio da plataforma MISP (Malware Information Sharing Platform). A condução do encontro ficou sob a responsabilidade de Lílian Gibson dos Santos, coordenadora do GT-SI ABEP-TIC e gerente de Segurança da Informação e Qualidade da PRODAM-AM.
Essa iniciativa dá continuidade aos esforços iniciados em 2023 pelo Subgrupo de Cibersegurança do Grupo de Transformação Digital dos Estados (GTD), que conta com o apoio da ABEP-TIC, do CONSAD e do BID, fortalecendo a cooperação entre órgãos estaduais e federais na área de segurança cibernética.
Ainda dentro da programação do Fórum, no dia 30 de julho, a Comunidade MISP Estadual de Inteligência de Ameaças teve um espaço exclusivo para apresentação de práticas e resultados, reforçando o compromisso das associadas com a proteção das informações no setor público.
Durante o evento, o especialista em segurança da informação da CODATA, Júlio Marinho, apresentou o case “Criação da Comunidade ABEP-TIC – MISP como ferramenta de inteligência de ameaças para os estados brasileiros”, destacando a experiência da Paraíba no uso colaborativo da plataforma.
“Neste evento promovido pelo CERT.br, tivemos a honra de apresentar o case da CODATA sobre inteligência de ameaças cibernéticas. Compartilhamos a forma como enfrentamos, diariamente, os desafios do universo digital e, principalmente, como transformamos esses desafios em aprendizado e ação. Mostramos de que maneira lidamos com ameaças reais, analisamos dados e colaboramos com outras organizações de tecnologia, no Brasil e no exterior. Recebemos informações valiosas e também contribuímos com o que aprendemos, fortalecendo uma rede de confiança e segurança mútua. Foram três dias intensos, de troca, crescimento e muito conteúdo técnico, mas, acima de tudo, de união entre os profissionais que protegem o país no ciberespaço. A CODATA retorna dessa experiência ainda mais preparada, com uma bagagem repleta de ações, projetos e novas ideias que farão a diferença nos próximos meses”, destacou.
A presença da CODATA reforça o papel da Paraíba na construção de uma rede nacional integrada e mais eficiente no enfrentamento a incidentes de cibersegurança.
Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata com Ascom da ABEP-TIC