Notícias

CODATA participa da 1ª Maratona de Inovação da CAGEPA com foco em Inteligência Artificial aplicada ao saneamento

publicado: 11/02/2026 15h20, última modificação: 12/02/2026 15h39
A Coordenação de Inteligência Artificial da CODATA ministrou a palestra “Inteligência Artificial na Administração Pública”, na qual foram apresentadas soluções de TIC já implementadas e em desenvolvimento pela Companhia, com foco na otimização dos serviços públicos do Governo do Estado.
CODATA participa da 1ª Maratona de Inovação da CAGEPA com foco em Inteligência Artificial aplicada ao saneamento

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA) participou, na terça-feira (10), da 1ª Maratona de Inovação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), realizada no Parque Tecnológico Horizontes da Inovação (PTHI), em João Pessoa.

 

Com o tema “Como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para melhorar os serviços de saneamento na Paraíba?”, o evento reuniu colaboradores de diversas áreas da CAGEPA, além de representantes da CODATA, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da consultoria Gartner. O objetivo foi promover a construção colaborativa de soluções inovadoras voltadas aos desafios estratégicos da Companhia.

 

Ao longo da programação, gestores e técnicos participaram de palestras, workshops, sessões de ideação e apresentações das propostas desenvolvidas durante a maratona. A Coordenação de Inteligência Artificial da CODATA, composta pelos servidores Helder Vieira, Hálamo Reis e Renato Abreu, ministrou a palestra “Inteligência Artificial na Administração Pública”, na qual foram apresentadas soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) já implementadas e em desenvolvimento pela Companhia, com foco na otimização dos serviços públicos do Governo do Estado.

 

Para Helder Vieira, especialista em Inteligência Artificial da CODATA, a participação da Companhia no evento ocorreu de forma natural, considerando que as instituições compartilham o mesmo ambiente de inovação no PTHI. Ele destacou a importância de iniciativas que estimulam a colaboração interinstitucional e a reflexão estratégica sobre a transformação digital no setor público, além de que a ocasião representou uma excelente oportunidade para a Coordenação de Inteligência Artificial se apresentar formalmente para uma equipe altamente qualificada como a da CAGEPA: “Foi um momento estratégico para compartilharmos as atividades e os projetos que vêm sendo desenvolvidos a partir dos estudos e aplicações das tecnologias de IA na Administração Pública. Tivemos, inclusive, a oportunidade de apresentar em primeira mão à equipe da CAGEPA a nova plataforma de Inteligência Artificial da CODATA, denominada ‘CODATA LM’, em referência ao NotebookLM, do Google. A nossa solução, no entanto, se diferencia por garantir a soberania e a segurança dos dados institucionais. Todas as informações inseridas no ambiente do CODATA LM permanecem restritas à infraestrutura tecnológica da CODATA e do Governo do Estado, assegurando que equipes operacionais e estratégicas possam trabalhar em um ambiente controlado, seguro e alinhado às diretrizes de governança e proteção de dados”, destacou.

 

O presidente da CAGEPA, Marcus Vinícius Neves, ressaltou a relevância de promover ambientes colaborativos e multidisciplinares: “É extremamente importante que tenhamos momentos como este, que nos permitem refletir sobre nossas práticas de forma sistêmica e orientada para o aumento da eficiência operacional, a sustentabilidade ambiental, a transformação digital e a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade”, afirmou.

 

O presidente da CODATA, Giuseppe Guido, integrou o júri responsável pela avaliação das propostas apresentadas pelos participantes. Em sua fala, parabenizou a iniciativa da CAGEPA e destacou que inovação vai além do uso de tecnologias digitais: “Inovação não é apenas tecnologia. Uma solução inovadora é aquela que consegue, por exemplo, reduzir uma fila, melhorar o atendimento e simplificar processos. Um projeto só alcança resultados quando está apoiado no tripé: patrocínio, processos e pessoas. A tecnologia vem para consolidar essa base”, pontuou.

 

Na mesma linha, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire, enfatizou que o avanço tecnológico deve estar alinhado a propósito e compromisso social: “Por mais sofisticada que seja a ferramenta — do alicate à inteligência artificial — ela não funciona sem pessoas capacitadas. Assim como a técnica, o compromisso ético e a decisão política são fundamentais para que o progresso seja efetivamente compartilhado”, destacou.

 

Ao final do evento, as equipes apresentaram propostas que envolvem o uso de Inteligência Artificial (IA) para enfrentar desafios relacionados à gestão de dados, inovação de processos internos, eficiência em compras e comunicação institucional.

 

Segundo o gerente de Inovação da CAGEPA, Altamar Cardoso, as ideias mais promissoras serão priorizadas para o desenvolvimento de provas de conceito (PoCs) e projetos-piloto: “Assim como a internet, a IA chegou para ficar. O que estamos fazendo aqui é discutir, de forma estratégica, como essa ferramenta pode contribuir para a modernização dos nossos processos e para a geração de valor, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida dos nossos clientes”, explicou.

 

O evento contou ainda com a participação dos(as) servidores(as) da CODATA: Thatyana Guerra, coordenadora de Pesquisa e Inovação; Adriana Rodrigues, coordenadora de Geoprocessamento; e André Lucena, gerente de Governança Corporativa, reforçando a integração institucional e o debate sobre soluções tecnológicas aplicadas à gestão pública.

 

 

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata com Ascom-CAGEPA